Ações alusivas ao Setembro Amarelo

28 de Setembro de 2023

A Secretaria Municipal de Saúde de Cruzmaltina vem realizando diversas ações voltadas para a saúde mental neste mês de setembro de 2023, que é o mês de prevenção ao suicídio. No dia 26 de setembro, foi realizada uma reunião do HiperDia na comunidade de Dinizópolis com o apoio de toda a equipe de saúde, em especial da psicóloga Laine Ferreira Oliveira e da assistente social Ana Caroline dos Santos. A palestra abordou a conscientização, a prevenção contra o suicídio e a promoção da saúde mental. Também foram realizadas atividades práticas sobre estratégias de autocuidado, regulação do estresse e fortalecimento da rede de apoio. No período da tarde, uma palestra e uma gincana foram realizadas no Colégio Padre Gualter, envolvendo os alunos e profissionais da educação. A psicóloga Laine Ferreira Oliveira e a assistente social Ana Caroline dos Santos utilizaram abordagens lúdicas para tratar da temática enfocada neste mês, que enfatiza a prevenção ao suicídio. No dia 27 de setembro, ocorreu um encontro de gestantes com uma roda de conversa sobre o mesmo tema, abordando as mudanças que ocorrem na vida da mulher durante esse período tão especial que é a gestação. Foram ressaltadas estratégias e reflexões sobre a saúde mental. A Secretária Municipal de Saúde, Verônica Casavechia, agradeceu a todos os envolvidos nessas ações.