Aguarde, carregando...

x

Cruzmaltina assina convênio de 5,3 milhões para pavimentar ruas

05 de Outubro de 2023

Mais R$ 46,8 milhões foram liberados pelo Governo do Estado para dez municípios do Paraná pelo programa Asfalto Novo, Vida Nova. Os investimentos serão usados para pavimentação de todas as ruas dos municípios, construção de calçadas com acessibilidade e instalação de iluminação em LED nas cidades. Os repasses foram assinados pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior nesta terça-feira (3 de outubro) no Palácio Iguaçu. Os recursos serão destinados aos municípios de Nossa Senhora das Graças, Mariópolis, São Tomé, Cruzmaltina, Inajá, Boa Ventura de São Roque, Alto Paraíso, São Pedro do Iguaçu, Campo Bonito e Vitorino, que, somados, vão investir R$ 2,4 milhões em contrapartida. O programa, que prevê a pavimentação asfáltica de 100% das vias urbanas dos 160 municípios do Paraná com até 7 mil habitantes, é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado, a Assembleia Legislativa e prefeituras. O investimento total do programa para acabar com as ruas de chão batido destas cidades é de R$ 577 milhões. "Este é o maior programa de pavimentação urbana do Brasil, acabando com o pó, a lama e as ruas de terra da frente da casa das pessoas. As ruas asfaltadas, as calçadas com acessibilidade e a iluminação valorizam as cidades e dão dignidade aos moradores destes municípios”, afirmou o governador. Para receber os repasses, os municípios apresentam projetos à Secretaria de Estado das Cidades com suas necessidades, que são analisadas pelo Paranacidade. Além do asfaltamento de todas as ruas das áreas urbanas dos municípios, o programa prevê instalação de sistema de drenagem de águas pluviais, paisagismo, sinalização e arborização. Para Cruzmaltina, no Vale do Ivaí, foram liberados R$ 5,3 milhões para zerar as ruas de chão batido das áreas urbanas do município e para que todos os bairros tenham iluminação em LED. Do caixa da prefeitura, o investimento será de R$ 170 mil. A cidade tem 2,8 mil moradores. A cidade, que atualmente tem 70% da área urbana iluminada em LED, vai chegar a todas as áreas urbanas com o investimento. Além disso, o valor vai ser usado para pavimentar cerca de 15 ruas, completando o asfaltamento do município. “Um investimento neste volume é inédito para Cruzmaltina. É uma alegria muito grande para a nossa gestão e para os moradores do nosso município ter uma conquista como esta”, afirmou o prefeito Natal Casavechia.