XII Conferência Municipal de Assistência Social de Cruzmaltina

17 de Julho de 2023

No dia 10 de julho de 2023, ocorreu a XII Conferência Municipal de Assistência Social no Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS de Cruzmaltina. Com o tema central "Reconstrução do SUAS (Sistema Único de Assistência Social): O SUAS que temos e o SUAS que queremos", esta foi a primeira conferência presencial realizada após a pandemia de Covid-19. A conferência é realizada a cada dois anos e proporciona à comunidade a oportunidade de se mobilizar, participar e fortalecer a Política de Assistência Social, expressando opiniões, compartilhando ideias e elaborando propostas que serão levadas pelos delegados eleitos para a etapa da Conferência Estadual de Assistência Social. Posteriormente, essas propostas serão apresentadas na Conferência Nacional, visando sua implementação. A cerimônia de abertura contou com a presença do Prefeito Natal Casavechia, da Primeira Dama Clara Moreira de Oliveira, do presidente do Conselho Municipal de Assistência Social - CMAS, Francisco Bergson Nunes da Silva, e da vice-presidente, Ana Caroline dos Santos. Após a abertura, foi realizada a leitura e aprovação do Regimento Interno, seguida por uma Palestra Magna abordando o tema central. Em seguida, houve a recomposição do CMAS e a divisão dos participantes em grupos de trabalho, que se concentraram em cinco eixos: "Financiamento", "Controle Social", "Articulação entre Segmentos", "Serviços, Programas e Projetos" e "Benefício e Transferência de Renda". Após a realização das atividades, os grupos apresentaram suas propostas, que serão levadas para a etapa da Conferência Estadual nos dias 3 a 5 de outubro de 2023.