Prefeitura organiza evento Teatral para marcar o Maio Laranja

20 de Maio de 2022

O prefeito Natal Casavechia; a primeira dama Clara, que é Secretária Municipal de Assistência Social; o Everton do CRAS - Centro de Referência da Assistência Social; professores da rede estadual e municipal; secretária de educação; profissionais de saúde, enfim, toda equipe envolvida nas atividades alusivas ao "18 de Maio", Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, realizaram evento teatral, neste dia 19 de maio, para conscientizar as crianças e adultos sobre o tema. Além do teatro, outras atividades foram programadas ao longo do mês. "Estamos falando de algo muito sério, e a prefeitura tem feito a sua parte. Agradeço a todos que estão colaborando e juntos vamos cuidar das pessoas, protegendo nossas crianças e adolescentes", disse o prefeito. Os membros do Conselho Tutelar, também se fizeram presentes e destacaram, que o Conselho é amigo e pode ajudar no sentido de denunciar os malfeitores e identificar possíveis crimes que estejam sendo cometidos na sociedade. A participação no teatro, de manhã e à tarde, foi um sucesso com centenas de crianças, que ficaram encantadas com os atores. A peça é produzida numa linguagem simples, mas deixa uma mensagem forte e bem clara, que, em casos de abusos, as vítimas precisam denunciar. SOBRE O TEMA - Como forma de alerta, 18 de maio foi escolhido como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. No Paraná, o Maio Laranja, como é chamado, tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de prestar atenção a detalhes que possam evidenciar sinais de abuso de vulneráveis, e denunciar situações suspeitas ou confirmadas para as autoridades competentes. O canal voltado a receber este tipo de situação é o 181. Ao longo de 2021, o Disque Denúncia contabilizou 1.422 registros de violência contra crianças. Deste total, 338 foram referentes a abuso ou exploração sexual (23%). Em 2020, os registros totais foram de 1.577, e os de violência ou abuso sexual foram de 412 (26%).